Laboratório Digital de História
Espaço dedicado à produção de materiais audiovisuais em história
AO CLICAR NAS IMAGENS, VOCÊ SERÁ DIRECIONADO AO SITE NATIVO DO ACERVO.
Scientific Electronic Library Online (SciELO) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
Destinado a oferecer às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica, o Portal de Periódicos supre a carência das bibliotecas brasileiras quanto à informação científica internacional. Além disso, reduz as desigualdades regionais, possibilitando consultas ao que há de mais atualizado em pesquisas e estudos no mundo.
O banco de dados da Tropicos conecta mais de 1,33 milhões de nomes científicos com mais de 4,87 milhões de espécimes e mais de 685 mil imagens digitais. Os dados incluem mais de 150 mil referências de mais de 52,6 mil publicações oferecidas como um serviço gratuito para a comunidade científica mundial.
O Catálogo Virtual Karlsruher (KVK) é um sistema de busca para a identificação de várias centenas de milhões de mídias em catálogos de bibliotecas e livros em todo o mundo.
A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a Hemeroteca Digital Brasileira, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas.
Bombozila é uma plataforma de acesso a documentários independentes, que retratam as lutas sociais globais, fundada em 2016 no Rio de Janeiro. Destaque para realizações de pequenos produtores, coletivos de cinema comunitário e documentaristas sociopolíticos.
O Archiv der Fotografen - Arquivo de Fotógrafos oferece um salão virtual para os trabalhos de fotógrafos ilustres da Alemanha - do portfólio da Deutsche Fotothek e das coleções de seus parceiros.
A base de dados APERJ contém informações sobre os documentos que integram o acervo arquivístico da instituição. Constituída a partir de uma estruturação multinível, ou seja, do geral para o particular, permite a pesquisa em fundos e coleções sob custódia do APERJ articulando diferentes níveis de descrição.
O Laboratório de Obras Raras surgiu para implementar o conceito de preservação e acesso ao acervo de publicações existentes na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz e seu objetivo é digitalizar e disponibilizar todo o acervo da seção de obras raras, que constitui um componente estratégico para a consolidação da memória institucional da Fiocruz e para a História do Brasil.
eViterbo é um projeto ancorado no grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa” junto ao “Patrimônio e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa . O seu objetivo principal é a criação de um recurso eletrônico que visa, por um lado, dar apoio à pesquisa acadêmica nas áreas da história de arte e das artes decorativas, da história da arquitetura, e por outro, servir a comunidade em geral, através da disponibilização online de um instrumento que reúne e atua como mediador de informação de uma herança cultural coletiva.
Estão disponíveis neste espaço virtual publicações específicas que compõem o acervo da Biblioteca Oswaldo Porto Rocha. São obras de caráter único, de grande importância histórica e editorial. As edições têm como origem diferentes órgãos da administração municipal, em épocas diversas. Facilita-se, assim, o acesso a produções editoriais singulares, estimulando a pesquisa e o conhecimento.
O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza ao público a documentação referente aos livros de Registros Paroquiais de Terras, em versão digitalizada, com a finalidade de preservar os originais de inestimável valor histórico e probatório.
O Memorial César Moraes Leite é a produção de um acervo documental digital referente aos anos de 1964 a 1985 no Pará, a partir de pesquisa em fontes jornalísticas, documentos do SNI, atas da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e depoimentos de servidores sobre o período da Ditadura Civil-Militar, especificamente no Pará, porém sem perder de vista a conexão do corrido no espaço local, com o ocorrido em âmbito nacional.
O Dicionário de Língua Geral da Amazônia foi desenvolvido atráves de pesquisas feitas com base num manuscrito achado por Jean-Claude Muller na Biblioteca Nacional de Trier (Alemanha) e estudado por mais um um grupo de especialistas, composto por Cândida Barros, Belém; Karl-Heinz Arenz, Belém; Gabriel Prudente, Belém; Ruth Monserrat, Rio de Janeiro; Nelson Papavero, São Paulo; Jean-Claude Muller, Luxemburgo, e Wolf Dietrich, Münster/Alemanha.
Ethnologue: Languages ​​of the World é uma obra de referência abrangente que cataloga todas as línguas vivas conhecidas no mundo. Desde 1951, o Ethnologue tem sido um projeto de pesquisa ativo envolvendo centenas de linguistas e outros pesquisadores em todo o mundo. É amplamente considerada a fonte de informação mais abrangente de seu tipo.
A Ahira disponibiliza gratuitamente a todos coleções digitalizadas de revistas e periódicos, com seus índices completos, e acesso a artigos críticos que as tenham como referência. O site é constantemente atualizado à medida que acompanha o trabalho de pesquisa de seus membros e as contribuições de seus colaboradores, colegas e visitantes.
Gallica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França e seus parceiros. Online desde 1997, é enriquecido todas as semanas com milhares de novos recursos e hoje oferece acesso a vários milhões de documentos.
O Projeto de Materiais da América Latina (LAMP) adquire, preserva e mantém coleções de microformas e digitais de materiais de pesquisa latino-americanos únicos, raros e volumosos
Circulando regularmente desde 1839, a Revista do IHGB é uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental. Destina-se a divulgar a produção do corpo social do Instituto, bem como contribuições de historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, arquitetos, etnólogos, arqueólogos, museólogos e documentalistas de um modo geral.
O Armazém Memória é uma iniciativa de articulação e construção coletiva de um website, visando colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir ao cidadão brasileiro o acesso à sua memória histórica, através de Bibliotecas Públicas Virtuais interligadas em um sistema de busca direto no conteúdo, e que também conta com um Centro de Referência Virtual Indígena (https://bit.ly/35KYhIz).
A Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, além de uma Biblioteca de Obras Raras (https://bit.ly/35L7d0w).
O objetivo da Biblioteca Digital é digitalizar e disponibilizar via internet o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ, e também as publicações editadas pelo Museu Nacional. Essas coleções formam um patrimônio de referência indiscutível nas áreas de ciências naturais e antropológicas.
Com o objetivo de disponibilizar fontes documentais sobre o Amazonas e Amazônia, a Biblioteca Virtual possibilita o fácil acesso a obras clássicas da cultura amazonense, como a "Cabanagem" de Jorge Hurley, além de acervo cartográfico como mapas, plantas e projetos arquitetônicos relacionados à arquitetura e cartografia do Amazonas.